Nos últimos dias, duas escolas da rede estadual da cidade de Franca foram contempladas pela CPFL (Companhia Paulista de Força e Luz) para gerar sua própria energia limpa e sustentável por meio de usinas fotovoltaicas. Os colégios Professor Luiz Paride Sinelli, localizado no Jardim Martins, e Professora Roberta Scarabuci, do Residencial Ana Dorothea, participaram da iniciativa que integra o projeto “CPFL nas Escolas”. A ação leva eficiência energética para instituições de ensino, garantindo economia na conta de luz e estimulando um consumo mais consciente.
Além dessas, outras oito escolas públicas, situadas na área de concessão da companhia, também foram beneficiadas. De acordo com a CPFL, o investimento foi de mais de R$ 280 mil, possibilitando a instalação de dez usinas fotovoltaicas com capacidade de 10 kWp cada e a substituição de 473 lâmpadas convencionais por modelos de LED, mais modernos e econômicos. No total, o projeto deve gerar uma economia superior a 193,65 MWh por ano, energia suficiente para abastecer mensalmente cerca de 82 residências. Além disso, aproximadamente 7,46 toneladas de CO₂ deixarão de ser emitidas na atmosfera, o que equivale ao plantio de 63 árvores.
A ação, que conta com o apoio da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica), tem como objetivo promover o uso eficiente da energia elétrica, reduzindo desperdícios. O programa incentiva a adoção de tecnologias e práticas que aumentam a eficiência energética, beneficiando tanto os consumidores, com a redução de custos, quanto o setor elétrico, contribuindo para sua sustentabilidade e eficiência operacional.
Comentários: