A Prefeitura lançou, nesta semana, o Programa ‘Bora Crescer’, iniciativa voltada ao incentivo e apoio ao empreendedorismo no município.
O ‘Bora Crescer’ tem o objetivo de oferecer suporte completo a quem deseja se formalizar como MEI (Microempreendedor Individual), abrindo o CNPJ, ou para atuar como profissional autônomo ou liberal, utilizando CPF e Inscrição Municipal.
O respaldo a quem sonha em ter o próprio negócio é através da Sala do Empreendedor, onde os interessados encontram orientação gratuita sobre formalização, regularização e gestão do próprio negócio. Além disso, o novo programa visa à capacitação dos empreendedores, através de cursos e ações gratuitas da Prefeitura.
Quem já possui CNPJ tem opções de linhas de crédito acessíveis por meio do Banco do Povo, com juros a partir de 0,35% ao mês. Há ainda condições especiais para mulheres empreendedoras, que podem contar com até 90 dias de carência para iniciar o pagamento. Desde 2021, já foram liberados cerca de R$ 14 milhões em crédito para fomentar a abertura e expansão de pequenos negócios no município.
A Prefeitura também realizou, recentemente, a publicação do Decreto de Regulamentação da Lei de Liberdade Econômica, que agiliza a legalização de várias atividades comerciais nos bairros da cidade. Com isso, empreendedores passam a ter mais facilidade no processo de abertura, especialmente, aqueles que atuam em atividades de baixo risco, cujo licenciamento pode ser concluído em até 24 horas. Quando se trata de atividade de baixo risco, o Certificado de Licenciamento também é emitido na hora.
Os interessados em se formalizar como MEI podem procurar diretamente a Sala do Empreendedor no paço municipal localizado rua Frederico Moura, 1517, no bairro Cidade Nova. O atendimento é feito de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h30, presencialmente, ou pelo WhatsApp (16) 3721-4669 e e-mail [email protected] .
Comentários: