Neste domingo, 19, o Franca Basquete inicia a busca pelo pentacampeonato do NBB (Novo Basquete Brasil), enfrentando o Osasco pela primeira rodada da competição nacional. A equipe francana venceu as últimas quatro edições do torneio e, caso conquiste o título nesta temporada, poderá se tornar o primeiro time a vencer o NBB cinco vezes consecutivas.
Para o início da competição, o Franca apresenta apenas uma mudança em relação ao elenco que conquistou o bicampeonato paulista. O jovem armador formado na base, João Paulo Machini, conhecido como Mini João, transferiu-se para o Caxias Basquete e passa a defender o clube gaúcho nesta edição do NBB. Diferentemente da última temporada, que contou com 18 clubes, o NBB 2025/26 terá a participação de 20 times. Osasco e Cruzeiro, campeão e vice da Liga Ouro, respectivamente, estreiam na elite do basquete nacional.
Na primeira fase, os clubes se enfrentam em jogos de turno e returno. Os 16 melhores classificados avançam aos playoffs. O mata-mata das oitavas de final, quartas de final, semifinais e final, será disputado em séries de melhor de cinco partidas, voltando ao formato 1-2-2. A equipe com melhor campanha na fase de classificação terá mando de quadra nos jogos 1, 4 e 5. Outra novidade desta edição é a introdução do sistema de rebaixamento os dois últimos colocados ao final da fase de classificação serão rebaixados para a Liga Ouro na próxima temporada. Franca e Osasco se enfrentam às 15h, no ginásio Geodésico, na região metropolitana de São Paulo.
Comentários: