Na quinta-feira, 16, a Federação Paulista de Futebol realizou a reunião do Conselho Técnico para definir as diretrizes do Campeonato Paulista da Série A3 de 2026. O encontro ocorreu no Edifício Pelé, na cidade de São Paulo (SP).
Para o Paulista da Série A3 do ano que vem, a fórmula de disputa será a mesma utilizada neste ano. Ao todo, 16 equipes participarão da competição estadual, e todas se enfrentarão em turno único na primeira fase. Os oito melhores colocados na soma dos pontos se classificarão para o mata-mata das quartas de final, com as equipes de melhor campanha tendo o direito de disputar o segundo jogo em casa. A semifinal e a grande final também seguirão o modelo de mata-mata. Em caso de empate no placar agregado, a decisão será por meio de cobranças de pênaltis.
O Campeonato Paulista de 2026 tem início marcado para o dia 25 de janeiro, e a final está prevista para o dia 26 de abril. O campeão e o vice conquistarão o acesso à Série A2 do Paulistão em 2027, enquanto as duas últimas equipes na classificação geral serão rebaixadas para o Paulistão A4. As equipes poderão inscrever 26 atletas na Lista A, enquanto os atletas da Lista B terão inscrições ilimitadas.
Além da Associação Atlética Francana, participarão da competição as seguintes equipes: Portuguesa Santista e Rio Claro ambos rebaixados da Série A2 em 2025, Marília, Rio Branco, Desportivo Brasil, União São João, Catanduva, Itapirense, Rio Preto, União Suzano, XV de Jaú, EC São Bernardo, Bandeirante, além de União Barbarense e Paulista de Jundiaí, que subiram da Série A4 nesta temporada. A tabela dos jogos será definida pela Federação Paulista nos próximos meses.
Comentários: